13 outubro 2006

Teodora de Ganzo, nossa Tia Dora

Foto datada de 1958. Juan Carlos Ganzo Fernandez está a esquerda , Tia Dora e Tio Ramirez ao centro, e na direita, acho que Juan Edson. Os restantes não sei identificar.

Faz algum tempo que venho querendo escrever sobre a tia Dora. Recém fez aniversário, e quando sabemos sua idade, aí, descobrimos o tanto que me atrasei em homenageá-la.

Teodora de Ganzo nasceu no Uruguai em 19 de setembro de 1913. Casou-se com o tio Serafin Ramirez Ganzo Fernandez, o tio Ramirez e passou a fazer parte desta família.
Quando eu era pequeno, lembro... tio Ramirez e tia Dora estavam regularmente com meu avô Juan Carlos. Apesar da pouca idade que eu tinha, ainda assim admirava e me orgulhava de tê-los como tios... tios avós!

Tia Dora nunca perdeu seu sotaque uruguaio, nem meu tio Ramirez... sempre foi maravilhoso ouvi-los com seu sotaque espanhol...algo como estarmos escutando também o meu avô, Juan Carlos novamente, uma volta às origens. Afinal, me orgulho de descender de uruguaios!

Hoje tia Dora está com 93 anos de idade e mora junto com a tia Nena. Passam os dias jogando cartas, como exatamente faziam há anos atrás, ainda com sua "turma" de jogos toda reunida. De lá para cá, muitos já se foram, mas a essência daqueles momentos mágicos de união e amizade pura persistem até hoje.

Vida longa tia!Seus netos sempre se orgulharão de você!Eu me orgulho!

Um comentário:

Anônimo disse...

Você está fazendo um fantástico trabalho, Maurício.

Abraços