06 setembro 2006

Juan Carlos Ganzo Fernandez e a Lagoa da Conceição


Foto tirada por Aleksander Saikowski, cunhado de Juan carlos em 1957. Ao fundo, a Lagoa da Conceição e no alto do morro, a famosa Igrejinha.


Juan Carlos, mesmo que a contragosto, acabou por enraizar-se a Florianópolis (o Coronel Juan Ganzo precisava implantar aqui a Cia Telefônica Catarinenese a pedido do então governador Adolfo Konder). Não que não gostasse de Florianópolis, mas porque deixara seus amigos em Porto Alegre e Bagé no Rio Grande do Sul e além disso, como diria numa entrevista a um jornal local, Florianópolis ainda era uma província, onde ainda havia bondinhos puxados a burro! Mas ficou e daqui não mais saiu. Apaixonou-se pelo local e mesmo podendo viajar para onde bem entendesse, optou por destinar sua vida a Florianópolis. Numa dessas viajens de negócios, feita ao Rio de Janeiro, conheceu Albertina Saikowska. Apaixonaram-se e fizeram juras de amor eterno. Como num filme romântico, Albertina e Juan Carlos resolveram viver juntos e assim, voaram de hidroavião para Florianópolis. Aqui desembarcaram no cais da beira-mar. Minha vó sempre lembrou com muita saudade deste dia... nunca havia visitado a capital de Santa Catarina e quando a fez, já foi para ficar. Sobrevoou a ponte Hercílio Luz, avistou aquela linda cidadezinha e seus olhos brilharam ainda mais. Era aqui que ela queria viver com seu amado e ter seus filhos. Nada de cidade grande... nada de Rio ou Porto Alegre. Sim, Albertina também se encantou com Florianópolis e sua gente.

Continuando... Juan Carlos, após ter se rendido aos encantos desta terra, tratou de escolher, além de sua residência, um local lindo, único, onde pudesse passar seus momentos de folga com sua família e amigos que, assim como em Porto Alegre e Bagé, já eram muitos. Lá foi Juan Carlos... num jeep willys, desbravar os morros e as praias da capital catarinense. Lindas praias, todas encantadoras... mas, uma em especial chamou-lhe a atenção: Lagoa da Conceição. Juan Carlos apaixonara-se por sua beleza refletindo na água, pela Igrejinha pitoresca, e por sua gente. Encantou-se com a beleza das dunas que adentravam ao mar... tudo era lindo! Sendo assim, Juan Carlos tratou de adquirir seu imóvel e construir sua casa. Esta casa ficou sendo o lugar de descanso de Juan Carlos. Vivia com a casa cheia. Família, amigos, vizinhos... tudo era muito gostoso com sua presença. Juan Carlos amou a tudo e a todos nesta cidade que o acolheu com tanto carinho.

Nenhum comentário: